Você sabe quais são as principais diferenças entre delivery e take away?
Hoje, nós do MyFoodSite vamos lhe explicar toda a diferença entre delivery e take away, além de mostrar qual é o modelo mais vantajoso.
Antes de começarmos, se você quer ter a ajuda da equipe MyFoodSite para aumentar as vendas do seu delivery, nossa equipe está à disposição para criar sua estrutura de vendas sem depender de apps.
Agora, vamos ao conteúdo!
Qual a diferença entre delivery e take away?
A única diferença entre delivery e take away é o sistema de entrega. Enquanto, no delivery, o pedido é levado até a casa do consumidor, no take away, o consumidor é quem vai até o restaurante para retirá-lo.
Em uma tradução direta, take away significa “levar embora”, um sentido muito similar ao que encontramos em outras expressões em inglês usadas para designar esse modelo de negócio, como “pick up”, “to go” e “grab and go”.
Na Inglaterra, por exemplo, o sistema é mais conhecido como “take out”, enquanto nos Estados Unidos, a expressão mais usada é “take away”.
No Brasil, já usávamos expressões como “para viagem” ou “para levar”.
No entanto, como modelo de negócio, o take away se popularizou e cresceu apenas no cenário pandêmico.
Assim, o nome que “pegou” foi o da expressão norte-americana.
Mas ainda que sejam modelos distintos (e parecidos), você pode trabalhar com o delivery e o take away tendo um restaurante físico ou, até mesmo, uma dark kitchen.
Outra alternativa semelhante seria a do drive-thru, em que os clientes fazem seus pedidos e retiram a comida sem sair dos seus carros, no local do restaurante.
Neste caso, a diferença do take away é que, embora ele também inclua os pedidos “para viagem” feitos no restaurante, a maioria dos pedidos é feito por telefone ou internet, exatamente como no delivery.
Assim, o take away acaba sendo, na verdade, um modelo intermediário entre o delivery e o drive-thru, sendo uma excelente alternativa para quem não tem a estrutura necessária para o drive-thru.
Vantagens do delivery e take away
O take away representa uma economia no que diz respeito à contratação de pessoal.
Simplificando a logística do atendimento e entrega, ele dispensa, no mínimo, garçons e entregadores
Além disso, ele ainda gera menos erros nos pedidos, uma vez que é o próprio cliente quem o retira.
Essa otimização do atendimento cria um ambiente mais agradável para clientes e colaboradores, favorecendo a atração e a fidelização de mais clientes.
E uma vez que agiliza os processos, permite também que você venda mais, atendendo a novos pedidos mesmo quando está com o restaurante cheio.
Outra vantagem é poder atender clientes que não estão no seu raio de entrega, mas que desejam conhecer seus produtos.
E tudo isso sem mencionar que o take away está entre as principais tendências do mercado de bares e restaurantes em 2025.
A principal razão para isso é o cenário pandêmico e a possibilidade que o sistema oferece de reduzir o contato humano.
No entanto, para muitos especialistas em negócios e em restaurantes, há grandes chances de que essa tendência permaneça mesmo depois da pandemia!
O que é preciso para abrir um delivery e take away?
Se você vai começar do zero, antes de tudo, precisa abrir um MEI para delivery e montar toda a estrutura da sua dark kitchen ou restaurante.
Além de providenciar o espaço, equipamentos e contratação de pessoal, você terá também que definir seu cardápio e pensar em estratégias de divulgação.
Nesse processo, é essencial que conheça a RDC 216 04 da Anvisa, que regulamenta os serviços de alimentação.
Já superou essas etapas ou já tem um restaurante em funcionamento e quer apenas incluir o serviço de take away? Então, vamos adiante.
Independentemente de você ter um salão de atendimento ou operar com uma dark kitchen, é interessante pensar em um ambiente especial para os clientes que esperam pelo pedido no local.
Por outro lado, precisa garantir também uma prateleira ou estufa para armazenar os pedidos prontos dos clientes que ainda irão buscá-los.
Outra coisa que exige atenção é a embalagem utilizada para a entrega, que deve acomodar bem o alimento e preservar sua temperatura durante a viagem.
Além disso, as embalagens são uma ótima oportunidade para você aprofundar sua relação com o cliente e fortalecer sua marca.
Por fim, e talvez o mais importante:
você precisa de um bom sistema de atendimento online para que os clientes façam seus pedidos.
Além do telefone e, consequentemente, do WhatsApp, você pode trabalhar com aplicativos como iFood ou Rappi, que facilitam a divulgação em massa.
Porém, tanto por questões de economia quanto de autonomia e autoridade para a sua marca, vale muito mais a pena operar a partir de sites e aplicativos próprios, desenvolvidos por plataformas de delivery.
Aumente as vendas do seu delivery junto com a MyFoodSite
Agora, depois de entender as diferenças entre delivery e take away, se você quer aumentar as vendas do seu delivery, nós da MyFoodSite estamos aqui para te ajudar.
Conseguimos montar toda a sua estrutura – indo de um site próprio até o cardápio digital completo – para que você consiga ir escalando as suas vendas.