Se você tem dificuldade para escolher o melhor sistema para restaurante para usar no seu negócio, este guia vai te ajudar bastante.
Hoje, vamos mostrar como você pode escolher o sistema para restaurante certo, que vai fazer o seu delivery vender mais e ter um controle maior sobre as vendas, lucros e caixa.
Mas, antes de começarmos, se você quer ter uma estrutura completa de site, cardápio e dashboard para vender no seu delivery sem depender do ifood, nós da MyFoodSite estamos aqui para lhe ajudar.
Conseguimos montar toda a sua estrutura de vendas, para que você não fique dependendo dos aplicativos para vender.
Para saber mais sobre como funcionam as nossas soluções, é só clicar no botão abaixo:
Agora, vamos ao conteúdo!
4 dicas para escolher o melhor sistema para restaurante

Um bom sistema para restaurante torna todas as operações mais dinâmicas, sendo a ferramenta ideal para organizar e padronizar os processos do seu restaurante.
Uma vez que otimiza as operações, ele garante maior agilidade e qualidade dos serviços, reduzindo erros e aumentando a taxa de retenção de clientes e também a de fidelização.
Dito isso, a primeira coisa a se observar antes de escolher um sistema de restaurante é a forma como ele registra e processa informações.
Independentemente das funcionalidades específicas que você procura, o importante é que o sistema ofereça boas maneiras de processar dados e medir seus resultados, especialmente financeiros.
Essa possibilidade de automatizar a produção de relatórios gerenciais desafoga o trabalho de gestão e melhora o controle financeiro e o fluxo de caixa.
Dessa forma, ajuda também na precificação dos produtos e taxas de entrega — no caso do delivery — tornando-se uma ferramenta capaz de aumentar o seu lucro!
A seguir, você confere outras características essenciais do melhor sistema para restaurante!
1. Conheça o que cada sistema oferece (e o que você precisa)
O sistema que você escolher deve estar adequado às necessidades e ao tamanho do seu estabelecimento.
Naturalmente, é bom se assegurar de que é um sistema capaz de acompanhar um eventual crescimento do seu negócio, caso ele ainda esteja apenas começando.
Mas a questão é que os sistemas disponíveis apresentam diferentes funcionalidades e focos de atuação, atendendo a diferentes tipos de empreendimentos.
Assim, um sistema de lanchonete terá demandas diferentes dos sistema de grandes franquias, ainda que muitas funcionalidades básicas sejam as mesmas.
Se você tem um delivery, por exemplo, precisa de recursos específicos que o(a) ajudem com a logística de entrega, e assim por diante.
Portanto, na medida em que conhece os diferentes sistemas no mercado, precisa se perguntar quais funcionalidades e custos melhor atendem às suas necessidades.
2. Procure a maior integração de funcionalidades e softwares
Uma das maiores vantagens dos sistemas para restaurantes é precisamente sua capacidade de centralizar informações e processos.
Dessa forma, procure um sistema capaz de integrar as mais diversas funcionalidades, processando tanto suas planilhas de ganhos quanto o cadastro de clientes.
E ainda, se você já utiliza algum software como o ERP, pode ampliar suas funcionalidades com um sistema que integre também esse tipo de softwares!
Outra questão é procurar um sistema que contemple os diferentes tipos de operação que o seu restaurante possa oferecer.
Isso é muito importante na hora de buscar pelo melhor sistema para restaurante.
Assim, verifique se ele processa informações diferentes como vendas feitas na loja, no delivery e no take away.
Também pode ser interessante a possibilidade de centralizar diferentes canais de atendimento, como o WhatsApp e um aplicativo próprio de delivery.
E talvez um dos aspectos mais importantes em termos de segurança é poder manter todas as suas informações salvas na nuvem, não em aparelhos pessoais.
Nesse sentido, vale só verificar se as atualizações de informações acontecem em tempo real, ficando disponíveis para você assim que você as lança no sistema.
3. Confira a usabilidade do sistema para restaurante
Seja um sistema para lanchonete ou para uma grande rede de restaurantes, é indispensável que ele tenha uma interface intuitiva e fácil de usar.
E isso além de oferecer uma boa orientação inicial na forma de treinamentos ou vídeos explicativos.
Inclusive, em muitos casos você pode pedir uma demonstração de como o sistema funciona antes mesmo de optar por ele.
Há inúmeros modelos tão simples e intuitivos quanto a maioria dos aplicativos e plataformas de redes sociais que operamos sem nunca ter precisado aprender como.
Mas também é essencial garantir que terá assistência técnica disponível no momento em que precisar.
Afinal, se tiver qualquer dificuldade operacional ou técnica, é bom que possa contar com uma resposta imediata, e não condicionada aos horários do fornecedor.
Caso opte por empresas sediadas em outros municípios, verifique como funciona esse serviço de suporte.
4. Informe-se quanto à credibilidade e atualidade do sistema
Antes de dar sua palavra final, faça uma pesquisa quanto à credibilidade do sistema que estará contratando.
Uma olhada no Google pode bastar, mas você também pode consultar sites como o Reclame Aqui, onde é possível conferir a experiência de outros usuários.
Aliás, ouvir outros clientes é a maneira mais segura de conhecer um sistema na prática antes de comprá-lo.
Outra questão importante para observar é a atualidade do sistema, para não acabar investindo em algo obsoleto ou que se tornará em breve.
Nesse sentido, verifique se o fornecedor costuma atualizar o sistema e se procura acompanhar as transformações tecnológicas.